Como ingressar


O ingresso no Movimento é uma vocação, uma chamada do Senhor, baseada na liberdade e na caridade de Deus para conosco. A resposta a essa vocação também deve ser baseada na liberdade e na caridade nossas para com Deus. Deus nos chama porque quer e porque nos ama. Nós respondemos porque queremos livremente aceitar essa vocação e porque O amamos também.

Como posso saber se Regnum Christi é o lugar que Deus quer para mim?

A vida de um membro do Regnum Christi é uma aventura e uma missão. É seguir Cristo vivo e ressuscitado; siga-o com amor e faça parte de algo maior que tu mesmo. É permitir que Deus toque os corações dos outros através de ti, e tu te descobres transformado profundamente. É ser um amante da Igreja, e viver na alegria do Evangelho.

A melhor maneira de discernir se este é o teu lugar é rezar, pedir luz do Espírito Santo e procurar alguém para acompanhar-te. Aqui, nós te damos algumas pistas.

Se o teu lugar é Regnum Christi, tu experimentarás o profundo amor de Deus por ti e quererás crescer em teu amor por Ele. Desejarás que tua vida seja cada vez mais santa, mais autêntica e percorrer esse caminho com mais pessoas: com uma equipe, com uma comunidade, com um grupo de amigos. Além disso, sentirás desejo de compartilhar com os outros essa alegria, uma missão e uma forma de servir os outros.



Aqueles que se sentem chamados para Regnum Christi sentem-se chamados a crescer em sua vida espiritual e a servir concretamente em alguma ação evangelizadora apostólica. Nós fazemos um compromisso pessoal com Cristo para crescer em nossa vida espiritual no caminho da santidade. Passo a passo, gradualmente, crescemos em nossa oração pessoal e comunitária para alcançar uma vida natural em sua presença ligada a ele. Mas, além disso, estamos fortemente comprometidos e envolvidos na missão missionária evangelizadora da Igreja e servimos a muitas pessoas em todo o mundo através deste impulso evangelizador em escolas, universidades, missões e apostolados.

Regnum Christi é uma família. Nós somos os legionários de Cristo, consagrados, consagrados e membros leigos. Procuramos compartilhar com cada um o amor de Cristo, que nos transforma e nos faz saber que somos enviados a compartilhar essa experiência com os outros: fazer presente o Reino de Cristo.



Conselhos práticos

Fala com alguém sobre isso

Regnum Christi é uma família espiritual. Isso significa que nos apoiamos, nos encorajamos uns aos outros, e vivemos nossa vida cristã conectada a Deus. Então, podes entrar em contato com um membro do Regnum Christi perto de ti, aqui na Arquidiocese de Pelotas mesmo, que pode ajudar-te a fazer este caminho de discernimento para descobrir se o Movimento é o lugar que Deus pensou para tua alma.

Vive e experimenta na primeira pessoa ...

... a missão do Regnum Christi. Participa de um retiro, do rosário junto com outros membros, de uma hora eucarística, de uma Missa celebrada por padres legionários, procura receber a capelinha de Nossa Senhora de Guadalupe, inscreve-te para ir em algumas missões ou em qualquer das nossas iniciativas apostólicas... Descobre como te sentes ao compartilhar a fé com os outros e servir nas necessidades concretas do próximo. Serás bem-vindo em uma comunidade de pessoas que ficarão felizes em conhecer-te e receber-te para dar uma olhada.

Conhece a Cristo

Tua experiência no Regnum Christi começará sabendo pouco a pouco a Jesus Cristo e, através dele, descobrirás quem és e o que Ele planejou para ti. Pode ser algo imenso; pode ser algo pequeno pelos padrões da sociedade. Mas vai ser importante - com certeza! Podes pedir a alguém para que te ensine ou te ajude a falar com Deus, conhecer melhor a Jesus Cristo, reconhecer sua voz ou aprofundar teu relacionamento com Ele.

Depois de um tempo de discernimento e relacionamento com Deus ...

... descobrirás se Deus te convoca para viver tua vida a partir da espiritualidade e missão da família Regnum Christi. Se a resposta for "sim", teremos o maior prazer em receber-te como membro. Várias vezes ao ano celebramos uma Missa na qual novos membros são incorporados ao Movimento e lhes damos as boas-vindas. Se a resposta for "outro lugar", no Regnum Christi ainda terás uma casa e irmãos em Cristo para sempre com quem tu podes contar, onde podes participar de atividades abertas e apostolados, e felizes em acompanhar-te onde Deus pensou para ti.


Incorporação como membro leigo

Pode ser admitido como membro leigo no Regnum Christi qualquer católico que tenha cumprido dezesseis anos, que deseje viver o espírito do Movimento, servir-se de seus meios de santificação e colaborar em sua ação apostólica, que proceda com retidão de intenção e que possa assumir os compromissos correspondentes.

Ou seja, que tenha discernido que Deus o chama para o Regnum Christi! 


Em virtude da adesão ao Movimento, o membro leigo se compromete a:
1°) manter viva a consciência da vida nova recebida no batismo e a cultivá-la;
2°) crescer na assimilação e vivência do carisma do Movimento, especialmente por meio dos cinco elementos próprios da vida no Regnum Christi.

A decisão de solicitar a incorporação ao Movimento Regnum Christi deve ser fruto de um adequado discernimento e uma resposta livre ao chamado de Deus, conforme já expusemos.

A admissão como membro leigo é competência do diretor de seção, em resposta a uma solicitação escrita da pessoa interessada e com a recomendação do responsável de equipe, depois de um adequado período de participação na vida do Movimento para o conhecimento mútuo entre a pessoa e o Movimento.


A incorporação ao Movimento como membro leigo, também chamada de adesão, tem lugar por meio de um ato formal ou cerimônia, segundo estabelece o ritual do Movimento, e fica registrada em uma ata. Anualmente, o membro faz uma renovação por devoção dos compromissos adquiridos em virtude de sua incorporação ao Regnum Christi.

No rito de sua incorporação, o candidato a membro leigo do Movimento recebe um crucifixo, ao qual saúda com a jaculatória "Ave, Cruz, esperança única", lembrando que devemos renunciar a nós mesmos, tomar a nossa cruz a exemplo do Senhor, e segui-Lo.



Também o novo membro recebe um exemplar da Sagrada Escritura para que seja alimento que nutra a sua vida, luz que guie os seus passos e mensagem de salvação que deve levar generosamente a todos os homens.

Enfim, recebe a folha de compromissos com Cristo, a Igreja e o Regnum Christi, que lhe recorda a responsabilidade no cumprimento de suas promessas livremente feitas.


Ainda no rito da incorporação, que é bom que se faça durante a Santa Missa, o novo membro emite a seguinte promessa:

Cabe a mim, depende de mim, que vossas palavras, Senhor, não se percam.
Cabe a mim que a vossa mensagem de salvação chegue a todos os homens.
Cabe a mim viver a vossa palavra de tal forma que todos os que olharem para mim deem glória a Deus, e se sintam impelidos pela vossa graça a participar da minha fé e a dar testemunho vivo dela.
E para que este compromisso se encarne em meu viver de cada dia, aceito, desde agora, as condições da vossa amizade.
Na presença de Jesus Cristo, meu Senhor e Redentor, invocando o auxílio de Maria, Mãe de Cristo, Mãe da Igreja e minha Mãe,
Eu me comprometo a:
  • Viver em graça e amizade convosco.
  • Cumprir honestamente os deveres próprios do meu estado de vida, como serviço a Deus e aos outros.
  • Esforçar-me para que o vosso Evangelho guie os meus pensamentos e ações.
  • Agir em minha vida pessoal conforme o espírito evangélico de pobreza, de pureza e de obediência filial.
  • Professar um amor fiel e operante à Santa Igreja, nossa Mãe.
  • Professar o amor e a adesão total ao Papa, Vigário de Cristo, e ao meu bispo, pastor da Igreja local.
  • Participar e promover a vida paroquial.
  • Colaborar ativamente com a vida e com as tarefas apostólicas do Regnum Christi, pela salvação das almas e pela extensão de minha Mãe, a Igreja Católica.
  • Esforçar-me generosamente para buscar novas discípulas de Cristo e compartilhar com outros o dom que Deus me deu através do Movimento Regnum Christi.
  • Trabalhar no Movimento Regnum Christi, guiada pelo espírito de caridade, por uma intenção reta, pela prudência e pelo zelo apostólico, a exemplo de Jesus Cristo.
  • Contribuir com parte do meu tempo e dos meus bens para colaborar com as obras do Movimento, no serviço à Igreja.
  • Permanecer fiel à palavra com a qual aderi hoje ao Movimento Regnum Christi.

E para poder cumpri-la, confio nos méritos infinitos de Jesus Cristo, meu Senhor, e na intercessão da Imaculada Virgem Maria, a quem, neste dia, invoco humildemente.

A incorporação ou adesão ao Movimento nada mais reafirma do que os próprios compromissos assumidos no Batismo: ser santo e fazer apostolado.

E o reafirmamos mediante a entrega a Cristo e à Igreja pelos meios e métodos do Regnum Christi como um caminho de santificação.

No dia de sua incorporação, o membro pode lucrar indulgência plenária, conforme decisão do Papa.


É conveniente que o membro se incorpore ao Movimento após um tríduo (retiro de silêncio em três dias), exercícios espirituais ou um retiro de um ou meio dia. Pode haver incorporações também na festa de Cristo Rei (Dia do Reino), encontros de juventude e família, missões, cursos de formação etc.


O ingresso começa de um modo bastante natural. É preciso conhecer-nos na prática, não só em teoria.

Temos, em Pelotas, diversas atividades abertas de espiritualidade e formação (retiros de mês, horas eucarísticas, círculos de estudos, palestras, Missas, direções espirituais com sacerdotes legionários) e tu és nosso convidado. 

Também é possível participar de nossos apostolados (receber a capelinha da Virgem Peregrina da Família, por exemplo, ou ir de missões com Juventude e Família Missionária).

E assim poderás nos conhecer melhor. Vê nosso calendário de eventos ou navegue no site para saber de nossas atividades. Podes entrar em contato conosco também por email.

Podes também, desde já, ler algum dos nossos materiais, como o rascunho dos novos estatutos, o Manual do Membro, ou o Manual de Orações.


Ingresso nos Legionários de Cristo, Consagradas do Regnum Christi ou Leigos Consagrados do Regnum Christi

Por se tratarem de institutos de vida consagrada, com emissão de votos e entrega radical de sua vida, é preciso um acompanhamento mais específico e pessoal para discernir uma eventual vocação à consagração dentro desses ramos do Movimento. 

Se tu te sentes chamado a ser sacerdote ou consagrado(a) ou estás com dúvidas vocacionais, e quer conversar a respeito, entra em contato pela página oficial do Regnum Christi do Brasil.
Divulgue no Google Plus