Movimento em Pelotas



O Movimento Regnum Christi está oficialmente presente em Pelotas, RS, desde 1997 quando o então Bispo Diocesano, Dom Jayme Henrique Chemello, deu uma autorização formal ao Pe. Salvador Maciel Calderón, LC, e ao Pe. Arturo Díaz, LC, para o início de nossas atividades.


Para os homens:

Rafael Vitola Brodbeck
Rua Osvaldo Aranha, 150, Piratini, RS
email: vitola@hsjonline.com


Para as mulheres:

Aline Rocha Taddei Brodbeck
Rua Osvaldo Aranha, 150, Piratini, RS
email: aline@blogfemina.com

Temos em Pelotas hoje um pequeno grupo de leigos que buscam viver sua vocação de discípulos e apóstolos cristãos, testemunhando o Reino de Cristo e colaborando para fazê-lo presente no mundo, especialmente em nossa Arquidiocese de Pelotas. Também em Piratini, cidade a 90km de Pelotas, e que faz parte da Arquidiocese, temos membros, que, aliás, já moraram em Pelotas e participaram e lideram equipes e apostolados nessa cidade.



A localidade de Pelotas, na estrutura do Regnum Christi, abarca as cidades da Arquidiocese, como a própria Pelotas e Piratini, como dissemos, e também Rio Grande, uma cidade próxima, sede de outra Diocese. Em Rio Grande temos já alguns membros e outros que estão discernindo sua vocação ao Movimento e vêm a Pelotas para participar de nossas atividades.

Promovemos retiros, celebrações litúrgicas, formação, orientação espiritual e divulgação da doutrina da fé. Temos as reuniões de nossas equipes, dentro de cada seção específica, horas eucarísticas, retiros mensais de meio dia, missões com Juventude e Família Missionária (quer no território da Arquidiocese, quer com membros de Pelotas missionando em outros locais), capelinhas de Nossa Senhora de Guadalupe visitando dezenas de famílias em Pelotas e Piratini (apostolado Virgem Peregrina da Família), várias iniciativas de valorização e formação da feminilidade, apoio aos recém-casados (com um programa que pretendemos implementar em breve), e estamos sempre dispostos a ajudar as paróquias e comunidades de nossa Igreja arquidiocesana.

Um pouco de nossa história em Pelotas

Os primeiros retiros e direções espirituais aos jovens iniciaram nesse mesmo ano. Também em 1997 eles participaram de missões de Juventude Missionária organizadas por Porto Alegre em diversas cidades do interior do Estado. Atende esse núcleo inicial o Pe. José María Ramírez, LC.

Em 1998, após um retiro espiritual de três dias em silêncio, realizado em Porto Alegre, os primeiros jovens de Pelotas, que começaram a se formar em 1997, ingressam oficialmente no Movimento em 1998, alguns dos quais estão até hoje, como membros da seção de senhores. 

Já em 2001, os membros de Pelotas participam do Cursilho Nacional de Jovens no distrito de Itaipava, zona rural de Petrópolis, RJ.

No mesmo ano, uma nova leva de jovens de Pelotas incorpora-se ao Regnum Christi em um retiro de três dias pregado pelo Pe. Eduardo Robles-Gil, hoje Diretor Geral em Roma. 

No segundo semestre de 2001, os jovens do Regnum Christi de Pelotas estruturam sua própria equipe de Juventude Missionária e organizam missões na zona rural de Piratini, na Diocese de Pelotas, a convite do pároco.

O trabalho com as primeiras senhoritas de Pelotas começa em 2002, e ingressam no Movimento no fim do ano. Jovens de Pelotas participam de mais missões de Juventude Missionária organizadas por Porto Alegre. Outras missões, organizadas por Pelotas, são feitas em Piratini.

No ano seguinte, incorpora-se ao Regnum Christi de Pelotas mais uma turma de senhoritas, guiadas pelo Pe. Salvador Calderón, LC.

No mesmo ano, enviamos um jovem de Pelotas como colaborador do Movimento no México e El Salvador. Na ocasião, coordenou as Megamissões de Juventude e Família Missionária no México com dez mil missionários durante a Semana Santa.

Com o tempo, mais pessoas começam a participar de atividades de apostolado do Movimento, sobretudo Juventude Missionária, e alguns ingressam em nossos quadros. Novos jovens e senhoritas incorporam-se ao Movimento.



Em 2006, vários membros deslocam-se a Curitiba, PR, para o Encontro Nacional de Juventude e Família do Regnum Christi, onde fortalecem amizades com outros irmãos do Movimento espalhados pelo Brasil.

Por volta de 2008, alguns jovens e senhoritas casam entre si e passam a integrar as seções adultas. Muitos deles saem de Pelotas a trabalho e só voltariam anos depois. O Movimento é sustentado por alguns casais e jovens entre 2009 e 2013.

A partir de 2015, o trabalho no Movimento é reiniciado. Os antigos membros que estavam fora da região voltam, uns para Pelotas, e um casal de Pelotas para Piratini, e ajudam os jovens e senhoritas que permaneciam no Movimento.

Na Semana Santa de 2016, a convite do pároco, Pe. Darvan da Rosa, a cidade de São Lourenço do Sul, na Arquidiocese de Pelotas, recebe a Família Missionária, apostolado do Regnum Christi, para fazer missões populares. Participam várias famílias de Porto Alegre e Caxias do Sul, dois casais do Movimento da localidade de Pelotas, e mais o um casal em que o marido foi da equipe de jovens de Pelotas.




Palestras de formação e de introdução ao Regnum Christi são dadas pelos membros adultos a jovens e moças interessados. Celebra-se o primeiro Dia do Reino em Pelotas.

O Diretor Geral, Pe. Eduardo, encarrega o Diretor Territorial do Brasil, Pe. Cleomar Ferronato, LC, a acompanhar os membros de Pelotas no fim de 2016.

Em março de 2017, o Pe. Cleomar faz uma visita oficial a Pelotas, encontra-se com os membros e simpatizantes, celebra Missas, participa de jantares de confraternização, atende em direção espiritual e ministra palestras. Também se encontra com o Vigário Geral da Arquidiocese para reafirmar o compromisso do Movimento para com a Igreja particular.

Em maio, a seção de senhoritas começa a receber formação mediante uma série de círculos de estudos ministrados pela internet, sobre feminilidade.

No mesmo mês, é publicado o rascunho dos novos Estatutos Gerais do Regnum Christi, para serem estudados com vistas à Assembléia Geral de todo o Movimento em 2018 e posterior apresentação ao Papa.

O Pe. Santiago Artero, LC, passa a atender os membros da região de Pelotas. Em junho, prega um retiro de mês na Comunidade São Vicente, que conclui com a Missa, e passa a tarde dando direção espiritual para casados e solteiros. À noite, reza o terço com os jovens e senhoritas e lhes responde a várias dúvidas.


O Pe. André Delvaux, LC, por orientação do Diretor Territorial, faz uma visita de cortesia a Pelotas para fomentar a unidade do Movimento e desenvolver a amizade. Passa uma noite em Piratini, na residência da família Brodbeck e celebra a Missa pela manhã. Na ocasião, anuncia que Pelotas foi designada oficialmente como localidade do Movimento, e que o Pe. Santiago foi nomeado diretor local.


Também em outubro, o Pe. Santiago vem a Pelotas para dar direção espiritual às senhoras e senhoritas, e lança novas luzes sobre o apostolado das mulheres do Movimento.

E em outubro também o site da localidade de Pelotas é inaugurado!

E é nesse espírito, com 20 anos de trabalho apostólico e de busca pela santidade na região de Pelotas, que queremos servir à Igreja, com tudo o que podemos oferecer. Em nosso site podes conhecer nosso apostolado, nossas atividades e nos procurar para ter uma experiência conosco.

Divulgue no Google Plus