O que é?
Virgem Peregrina da Família é uma organização internacional, é uma obra de apostolado do Movimento Regnum Christi, cujo objetivo é possibilitar às pessoas, tanto homens como mulheres, jovens, casais e famílias, a dedicarem suas vidas ao trabalho voluntário de anunciar o Evangelho e promover a oração do Santo Terço em diversos lares por meio da capela peregrina, importante instrumento de evangelização e que tem por devoção e padroeira, a Virgem de Guadalupe. Para participar deste apostolado é preciso estar disposto a viver de acordo com o ideário do apostolado.


A obra do apostolado Virgem Peregrina da Família visa promover os valores e fomentar a união da família. É um meio extraordinário para que as famílias rezem unidas e de promover a abertura às vocações sacerdotais e consagradas.
Devemos todos nos esforçar por imitar especialmente as virtudes da Virgem Maria, e fortalecidos com Seu amparo maternal, com Ela, dizer “sim” ao chamado e à vontade de Deus.
Breve história do apostolado Virgem Peregrina da Família
Em 1998, um sacerdote brasileiro rezava em frente ao Santíssimo Sacramento quando sentiu um pedido de Nossa Senhora para começar uma peregrinação com uma capelinha que iria de casa em casa. Desta forma, atenderia ao apelo de Nossa Senhora e ao pedido do coração do Papa João Paulo II de tornar Nossa Senhora de Guadalupe conhecida e de unir as famílias em oração, formando igrejas domésticas.
No ano de 2000, o Papa João Paulo II abençoou o oratório e o, então, apostolado Sempre Fiel se iniciava com o apoio de algumas famílias e amigos.
A peregrinação com a capela foi divulgada nos meios de comunicação e chegou a seis mil lares em vários estados brasileiros.
No dia 13 de dezembro de 2004, iniciou-se formalmente, em nível mundial, a padronização da metodologia do apostolado Virgem Peregrina da Família com o novo modelo de capela peregrina. A metodologia e os estatutos foram idealizados por uma equipe no México e aprovados pelo Santo Padre, o Papa João Paulo II, que abençoou pessoalmente a nova capela peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe.
Hoje, já são mais de 46 países a promover a peregrinação com a capela de Guadalupe e a levar para dentro de muitos lares esta santa devoção.
Trata-se de uma linda capelinha de madeira, com a imagem oficial de Nossa Senhora de Guadalupe no centro, e nas portas laterais os mistérios do Santo Rosário e o Ideário, que é a espinha dorsal do Apostolado. Nele se resume nossa natureza, nossos objetivos e nossos fins. Por este motivo o ideário está impresso em cada uma das Capelas Peregrinas para ressaltar sua importância. Nossa meta é que cada família afiliada à Rede de Famílias Católicas adote-o, coloque-o em prática e o difunda.
A capela circula dentro de um grupo de dez famílias através de um zelador que as organiza, orienta e acompanha. A capelinha permanece por 3 dias com cada família, podendo estas convidar amigos e familiares para um lindo momento de oração e devoção à Nossa Senhora de Guadalupe.
Cada família afiliada ou zelada, poderá tornar-se também um zelador formando um novo grupo e ainda permanecer recebendo a capela do seu zelador.
Onde existem grupos na Arquidiocese de Pelotas?
Temos famílias recebendo a capelinha de Nossa Senhora de Guadalupe reunidas em grupos na sede da Arquidiocese, ou seja, Pelotas, e também um grupo na cidade de Piratini. Em breve, queremos atingir todas as cidades do território arquidiocesano, atendendo ao apelo de nosso Arcebispo, Dom Jacinto Bergmann, de incentivar e propagar essa linda devoção, que é ao mesmo tempo tão cara ao Regnum Christi e à Arquidiocese de Pelotas.
Queres receber a capelinha na Arquidiocese de Pelotas?
Podes receber a capelinha em tua casa fazendo parte de um grupo que ainda tenha vaga para uma família. Ou, então, transformando-te em zelador e iniciando o teu próprio grupo, reunindo de três a dez famílias, incluindo a tua. Em qualquer caso, é preciso procurar o coordenador do apostolado Virgem Peregrina da Família na localidade de Pelotas, José Freitas.


