Apresentamos a seguir uma breve cronologia com as datas mais destacadas da história do Movimento Regnum Christi.
1941
3 de janeiro: o Pe. Marcial Maciel, LC, (1920 - 2008) fundou a Legião de Cristo na Cidade do México.
1946
Em uma audiência de 12 de junho, o Papa Pio XII enfatiza que a congregação religiosa nascente terá que contribuir para a formação de líderes católicos, especialmente na América Latina.
1954
O Instituto Cumbres, a primeira obra apostólica da Congregação, abre suas portas na Cidade do México. Através de atividades formativas e espirituais, os estudantes e suas famílias podem compartilhar a espiritualidade e os ideais apostólicos dos Legionários de Cristo. Em 2014, 66.653 estudantes beneficiaram da formação de fé que a Legião de Cristo e Regnum Christi oferecem em 121 centros educacionais em 12 países.
1956
A Santa Sé faz uma visita apostólica à Legião de Cristo. O Pe. Maciel está suspenso em seu papel de Diretor Geral durante esse período. Três anos depois, em 1959, a investigação foi concluída e o Pe. Maciel voltou ao cargo.
1958
O Cardeal Clemente Micara consagra a Basílica Menor de Nossa Senhora de Guadalupe e São Felipe Mártir em Roma. A basílica é confiada à pastoral dos legionários de Cristo.
1959
O Pe. Maciel começa a redigir o primeiro rascunho dos estatutos de um movimento de apostolado leigo. Pouco depois, o nome de "Regnum Christi" (Reino de Cristo) é escolhido.
1963
O Centro Cultural Interamericano para a Formação de Leigos na Cidade do México é inaugurado .
1964
Abertura da Universidade Anáhuac na Cidade do México. Em 2014, 34.060 estudantes universitários estudam em 16 universidades ou institutos de ensino superior em 5 países. Com a ajuda da associação de pais do Instituto Cumbres, o primeiro Colégio Mão Amiga é aberto com o objetivo de oferecer uma educação de qualidade a crianças de recursos limitados.
1965
Em 6 de fevereiro, o Papa Paulo VI concede o Decretum Laudis (Decreto de Louvor) à Legião de Cristo. Através deste ato, a Legião deixa de ser um instituto religioso que depende da diocese de Roma e se torna de direito pontifício, dependendo diretamente da Santa Sé. Aprova também as suas Constituições ad experimentum.
Em março, o primeiro centro Regnum Christi abre em Madri.
Em 3 de janeiro, o primeiro grupo de leigos se juntou ao Regnum Christi, na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em Zaragoza, Espanha.
1969
Durante o verão, as primeiras adições ao Regnum Christi são feitas no México.
Em 8 de dezembro, a vida consagrada foi fundada em Regnum Christi com a consagração de um grupo de seis jovens.
1970
Em fevereiro, o primeiro centro de jovens consagradas foi fundado em Dublin, na Irlanda.
Fundação da organização internacional ECYD (Educação, Cultura e Esporte) para crianças e adolescentes em que eles fazem uma aliança de amizade com Cristo para a construção de um novo mundo.
O Papa Paulo VI confia à Legião de Cristo a Prelazia de Cancún-Chetumal que inclui o Estado de Quintana Roo no México. Nomeia o bispo Jorge Bernal Vargas, LC, bispo do prelado.
1971
O primeiro curso internacional do Regnum Christi é realizado em Ontaneda, Espanha.
FAME (Família Mexicana) nasce, um apostolado destinado a promover e salvaguardar os valores da família. Depois, ele se desenvolve para outras partes do mundo com o nome de Família Unida.
1972
Em 25 de janeiro, em Cubas de la Sagra (Toledo, Espanha), a vida consagrada masculina começou no Regnum Christi, com a consagração de dois jovens. Em dezembro, serão acompanhados por outros sete.
Este ano, vários clubes da ECYD são fundados: o San Pablo Club em Salamanca (fevereiro de 1972), o Clube de Faro em Monterrey e o Kilimanjaro Club na Cidade do México (setembro de 1972), o Crystal Lake Youth Centre nos Estados Unidos (novembro 1972). Pouco depois, eles seguiram o Vetta Club em Roma (janeiro de 1973) e o Everest Club em Madri (maio de 1973). Em junho de 2014, havia 10.034 membros do ECYD em todo o mundo.
1974
Em julho, a primeira convenção internacional da ECYD é realizada em Ontaneda, na Espanha.
1976
O Centro de Consultoria Familiar "Alfa-Omega" e a Escola de Fé, um instituto de catequese para treinar educadores e professores de fé, são inaugurados na Cidade do México.
1979
O Pe. Maciel, LC, visitou o Brasil e ficou impressionado positivamente pela riqueza espiritual e humana do seu povo, e se animou a enviar legionários assim que fosse possível. Enquanto isso, no início dos anos oitenta, vários sacerdotes legionários aprendiam o português por expressa indicação do fundador.
1983
Em 29 de junho, a Santa Sé aprovou as Constituições da Legião de Cristo.
Em julho, o primeiro curso de colaboradores do Regnum Christi é realizado em Cuernavaca, no México. Os colaboradores são jovens que dedicam um ou mais anos de sua vida ao serviço da Igreja através do Movimento.
1984
Uma equipe de jovens Regnum Christi da Cidade do México fundou Gente Nueva, uma organização cujo objetivo é promover os valores humanos na sociedade. Foi o primeiro apostolado fundado inteiramente por membros leigos e rapidamente se expandiu para várias cidades do país.
1985
Em 25 de julho chegaram ao Rio de Janeiro os primeiros legionários para concretizar, agora sim, o nascimento da primeira casa brasileira da congregação. O Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales deu as boas-vindas à Legião com os braços abertos. Já tinha conversado antes com o fundador em duas ocasiões em Roma sobre esta possibilidade. Deste modo se estabeleceram no Rio de Janeiro aquele ano os padres Eduardo Robles Gil (hoje Diretor Geral), Fintan Lawless e Javier Sicilia.
Cerca de 100 jovens realizam missões evangelísticas nas áreas rurais de Michoacán, no México. É assim que nasce Juventude Missionária.
Em maio, a Legião fundou em Ponta Grossa, PR, um noviciado no Brasil.
1987
A Fundação IUVE nasceu na Espanha com o objetivo de dar uma ajuda transformadora e integral, que permite que todos os seres humanos que sofrem sérios problemas de exclusão social vivam uma vida digna e tenham um futuro melhor.
A 10 de março, o noviciado brasileiro é transferido de Ponta Grossa para Curitiba, no mesmo Estado do Paraná.
1990
O CEFID nasce e oferece cursos e outros meios de formação por correspondência aos membros do Regnum Christi.
Por ocasião do 50º aniversário da fundação da Legião de Cristo, o Papa João Paulo II ordena 60 novos sacerdotes legionários na Basílica de São Pedro. Também em Roma, o primeiro encontro global dos membros do Regnum Christi em que milhares de membros se encontram.
Em 19 de agosto, o recém nomeado Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, RS, Dom Altamiro Rossatto, CSsR aceita na sua Arquidiocese a fundação de uma casa de apostolado dos Legionários de Cristo.
1992
No início do ano se estabelecem em Porto Alegre os padres legionários Arturo Díaz, Salvador M. Calderón e Guillermo Ortega. Começam as primeiras incorporações de membros leigos ao Regnum Christi na mesma cidade.
1993
A Santa Sé concede a abertura do Ateneu Pontifício Regina Apostolorum.
O Pe. Héctor Manuel Gómez Preciado, LC, e o Ir. José Luis Laris, LC, estabeleceram-se na cidade de Belo Horizonte, MG, trabalhando apostolicamente na Universidade Católica.
Começam os primeiros contatos dos legionários de Porto Alegre em Pelotas. O primeiro membro leigo pelotense, o Sr. Viriato Mattar, incorpora-se ao Movimento, e passa a ir à capital para ter formação e encontrar-se com outros participantes da seção de senhores do Regnum Christi.
1994
Durante a Semana Santa, a primeira "Megamisión" é organizada no México, com a participação de mais de 1.500 jovens missionários. Juntaram-se 36 famílias, dando origem ao apostolado da Missão Missionária.
1995
É fundada a comunidade dos legionários em Brasília, DF, a capital do Brasil. O Cardeal Dom José Freire Falcão encomenda à Legião a construção de uma igreja dedicada a Nossa Senhora de Guadalupe naquela cidade.
1996
De 24 a 27 de maio em Chicago, Estados Unidos, é realizado o primeiro Encontro de Juventude e Família do Regnum Christi.
1997
Surge NET (Nova Evangelização para o terceiro milênio). Um programa de catequese e treinamento para crianças. Seu objetivo é fortalecer a vocação da família como uma escola de evangelização e uma igreja doméstica. Em breve, ele se adapta a vários idiomas.
Inaugura-se o Centro Vocacional de Curitiba, um seminário menor ou escola apostólica.
O Bispo de Pelotas, Dom Jayme Henrique Chemello, autoriza oficialmente o apostolado dos Legionários de Cristo em nossa diocese e começam os padres a organizar a primeira equipe de jovens sob a liderança do leigo Raul Valiente, estudante de medicina à época, e do Pe. José María Ramírez, LC. Os jovens de Pelotas, ainda não incorporados ao Movimento, participam das primeiras missões de Juventude Missionária no interior do RS, e fazem retiros pregados pelo Pe. José María para conhecer mais o Regnum Christi.
1998
Regnum Christi participa do Encontro Internacional de Movimentos e de Novas Comunidades Eclesiais convocadas pelo Papa João Paulo II e pelo Pontifício Conselho para os Leigos.
É inaugurado o Centro Vocacional de São Paulo, SP.
Durante um retiro de silêncio de três dias, os primeiros jovens de Pelotas, que começaram a se formar em 1997, ingressam oficialmente no Movimento em 1998, alguns dos quais estão até hoje, como membros da seção de senhores. Entre eles estão Rafael Vitola Brodbeck e Álvaro Fossati. O rito da incorporação é feito em uma Missa na Catedral de Porto Alegre, com a presença de vários legionários.
1999
A Igreja Nossa Senhora de Guadalupe é inaugurada em Brasília no dia 12 de dezembro, é erigida em paróquia e dela ficam encarregados os legionários.
O Centro Vocacional de Porto Alegre (seminário menor/escola apostólica) é inaugurado na Vila Manresa. Nela passam a morar os padres e irmãos encarregados do Regnum Christi no RS, bem como os padres e irmãos formadores desse seminário.
A pedido de alguns bispos do Brasil, a Legião de Cristo fundou o Seminário Maria Mater Ecclesiae para a formação de seminaristas diocesanos na cidade de São Paulo, com sede provisória no noviciado da congregação em Arujá, SP.
2001
Por ocasião do 60º aniversário da fundação da Legião de Cristo, o 1º Encontro Internacional de Juventude e Família é organizado em Roma, culminando em uma audiência dada pelo Papa São João Paulo II na Praça de São Pedro.
Os membros de Pelotas participam do Cursilho Nacional de Jovens no distrito de Itaipava, zona rural de Petrópolis, RJ.
Uma nova leva de jovens de Pelotas incorpora-se ao Regnum Christi em um retiro de três dias pregado pelo Pe. Eduardo Robles-Gil, hoje Diretor Geral. Entre eles, membros que estão até hoje conosco na cidade, hoje na seção de senhores, como José Freitas, Francisco Silva, Marcos Pasquali, Leonardo Schneider Prietsch e Cássio Marcolin. Antes alguns deles tinham participado de Juventude Missionária no interior do RS.
No segundo semestre, os jovens do Regnum Christi de Pelotas estruturam sua própria equipe de Juventude Missionária e organizam missões na zona rural de Piratini, na Diocese de Pelotas, a convite do pároco.
2002
Começa o trabalho de formação das primeiras senhoritas de Pelotas, e ingressam no Movimento no fim do ano. Entre as senhoritas estava Graciele Durigon, que mais tarde casou-se com o Leonardo Prietsch, membro do Movimento.
Jovens de Pelotas participam de mais missões de Juventude Missionária organizadas por Porto Alegre. Outras missões, organizadas por Pelotas, são feitas em Piratini.
2003
Incorpora-se ao Regnum Christi de Pelotas mais uma turma de senhoritas, guiadas pelo Pe. Salvador Calderón, entre as quais Aline Rocha Taddei, que se casou com o também membro Rafael Vitola Brodbeck.
Álvaro Fossati, da equipe de jovens do Regnum Christi de Pelotas, doa dois anos de sua vida, parte como missionário e atua como colaborador do Movimento no México e El Salvador. Na ocasião, coordena as Megamissões de Juventude e Família Missionária no México com dez mil missionários durante a Semana Santa. Fica como colaborador até o ano de 2005.
Álvaro Fossati, da equipe de jovens do Regnum Christi de Pelotas, doa dois anos de sua vida, parte como missionário e atua como colaborador do Movimento no México e El Salvador. Na ocasião, coordena as Megamissões de Juventude e Família Missionária no México com dez mil missionários durante a Semana Santa. Fica como colaborador até o ano de 2005.
2004
Nasce o apostolado Virgem Peregrina da Família.
Em 26 de novembro, a Santa Sé aprovou os Estatutos do Movimento Regnum Christi.
O Papa João Paulo II confia à Legião de Cristo o Centro Notre Dame de Jerusalém, na Terra Santa.
O Terceiro Capítulo Geral da Legião de Cristo elege o Pe. Marcial Maciel como Diretor Geral. Ao declinar sua eleição, é eleito Diretor Geral da Legião de Cristo e do Regnum Christi, o Pe. Alvaro Corcuera, LC.
O Seminário Interdiocesano Maria Mater Ecclesiae inaugura sua sede definitiva, em Itapecerica da Serra, SP. Atualmente conta com mais de 130 seminaristas de várias dioceses, que estudam os cursos de Propedêutico, Filosofia e Teologia.
2006
A Congregação para a Doutrina da Fé, após uma investigação sobre as acusações contra o Pe. Marcial Maciel, anuncia sua decisão de "convidar o sacerdote para uma vida reservada de oração e penitência, renunciando a todo ministério público".
Ordenam-se os primeiros 24 seminaristas do Mater Ecclesiae de Itapecerica e passam a servir como padres seculares em suas dioceses, auxiliando os Bispos.
2008
Em 30 de janeiro, o Pe. Maciel morre em Jacksonville (Flórida, Estados Unidos). Seus restos mortais estão enterrados no cemitério de sua cidade natal, Cotija de la Paz, México.
2009
Em fevereiro, a congregação dos Legionários de Cristo confirma publicamente que o Pe. Maciel teve uma filha no contexto de um relacionamento prolongado e estável com uma mulher e outros comportamentos seriamente reprováveis.
Em março, o Papa Bento XVI decidiu realizar uma visita apostólica à Congregação dos Legionários de Cristo para ajudar a congregação a superar as dificuldades que enfrenta. A visita apostólica, realizada por cinco bispos, começou em 15 de julho e terminou em 1 de maio. Os bispos visitantes publicaram suas conclusões depois de apresentá-las ao Santo Padre.
O Papa Bento XVI nomeia seu Delegado Pontifício o Cardeal Velasio De Paolis que orientará a Congregação dos Legionários de Cristo e o Regnum Christi em seu nome por meio de uma revisão e renovação. Em outubro, o Delegado Pontifício anuncia uma visita apostólica aos membros consagrados do Movimento Regnum Christi.
2011
A Legião de Cristo começa o processo de revisão de suas Constituições. O arcebispo Ricardo Blázquez fez a visita apostólica aos membros consagrados e apresentou seu relatório ao Pontifício Delegado.
2012
O Cardeal De Paolis constitui seus próprios governos para as consagradas e para os leigos consagrados, diferentes do governo dos legionários de Cristo.
Em maio, Jorge López é nomeado Responsável Geral dos Leigos Consagrados e Gloria Rodríguez das Consagradas.
2013
Durante o primeiro semestre do ano, as consagradas e os leigos consagrados elaboram um rascunho de seus Estatutos.
Durante o verão, conclui o processo de revisão das Constituições dos legionários
Em novembro, celebra-se a Assembléia Geral dos Leigos Consagrados do Regnum Christi. Jorge López foi eleito Responsável Geral. A Assembléia também elege o resto do governo geral e apresenta estatutos para aprovação. O delegado aprovou os estatutos ad experimentum em 12 de dezembro.
Em dezembro, ocorre a primeira Assembléia Geral das Consagradas do Regnum Christi, que elege a primeira Diretora Geral, Gloria Rodríguez. A Assembléia escolhe o resto do governo geral e apresenta estatutos para aprovação. O Delegado Pontifício aprova os estatutos ad experimentum com um decreto em 12 de dezembro.
2014
Durante os meses de janeiro e fevereiro, o Capítulo Geral Extraordinário dos Legionários de Cristo é celebrado . O Capítulo apresenta as novas Constituições ao Santo Padre para sua aprovação e elege o Pe. Eduardo Robles Gil, LC para o cargo de diretor geral e também para o conselho. Em 25 de fevereiro, o Capítulo conclui e com ele o mandato do Delegado Pontifício. A Legião de Cristo e o Regnum Christi dependem novamente da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.
Em 3 de julho, a Santa Sé nomeia o Pe. Gianfranco Ghirlanda, SJ, Pontifício Assistente do Governo da Legião, com a principal tarefa de ajudar uma configuração canônica definitiva para o Regnum Christi.
Em outubro, começa o processo de renovação dos membros leigos do Regnum Christi e a revisão das partes do estatuto que lidam com membros da 1º e 2º graus.
Em 16 de outubro, a Santa Sé aprovou as Constituições da Congregação dos Legionários de Cristo.
2015
O Pe. Eduardo Robles-Gil, LC, convoca um ano jubilar por ocasião do 75º aniversário de fundação, que começa na solenidade do Sagrado Coração. O Papa Francisco concedeu uma indulgência plenária sob a forma de um jubileu a todos os membros do Regnum Christi por ocasião do 75º aniversário.
Em dezembro, a primeira exposição documental histórica da Legião de Cristo e Regnum Christi é realizada em Roma nas instalações da Universidade Européia de Roma e do Pontifício Ateneu Regina Apostolorum.
Membros casados do Regnum Christi que estavam morando em outras cidades, Rafael e Aline Brodbeck, José e Manuela Freitas, e Francisco e Cris Silva, retornam entre 2014 e 2015 para a região de Pelotas, reúnem os antigos membros afastados e ajudam os jovens e senhoritas que permaneciam no Movimento, como Arthur Silva e Jennifer Gama.
2016
3 de janeiro marca o 75º aniversário da fundação.
Em abril, os novos estatutos da ECYD são anunciados.
De 30 de maio a 03 de junho, há nomeação em Roma de 64 membros leigos do Regnum Christi eleitos em convenções territoriais e 16 representantes dos Legionários de Cristo, leigos consagrados e consagradas do Regnum Christi para celebrar a Convenção Internacional do Regnum Christi. Foi um passo no sentido de aprofundar o carisma, a renovação da missão e o caminho para uma configuração canônica mais apropriado.
Na solenidade do Sagrado Coração, o Ano do Jubileu foi concluído para o 75º aniversário da fundação.
Na Semana Santa, a convite do pároco, Pe. Darvan da Rosa, a cidade de São Lourenço do Sul, na Arquidiocese de Pelotas, recebe a Família Missionária, apostolado do Regnum Christi, para fazer missões populares. Participam várias famílias de Porto Alegre e Caxias do Sul, dois casais do Movimento em Pelotas, e mais um casal em que o marido foi da equipe de jovens de Pelotas.
Palestras de formação e de introdução ao Regnum Christi são dadas pelos membros adultos a jovens e moças interessados. Celebra-se o primeiro Dia do Reino em Pelotas.
2017
O Diretor Geral, Pe. Eduardo, encarrega o Diretor Territorial do Brasil, Pe. Cleomar Ferronato, LC, a acompanhar os membros de Pelotas.
Em março, o Pe. Cleomar faz uma visita oficial a Pelotas, encontra-se com os membros e simpatizantes, celebra Missas, participa de jantares de confraternização, atende em direção espiritual e ministra palestras. Também se encontra com o Vigário Geral da Arquidiocese para reafirmar o compromisso do Movimento para com a Igreja particular.
Em maio, a seção de senhoritas começa a receber formação da Aline Brodbeck, da seção de senhoras, mediante uma série de círculos de estudos ministrados pela internet, sobre feminilidade.
No mesmo mês, é publicado o rascunho dos novos Estatutos Gerais do Regnum Christi, para serem estudados com vistas à Assembléia Geral de todo o Movimento em 2018 e posterior apresentação ao Papa.
O Pe. Santiago Artero, LC, passa a atender os membros da região de Pelotas. Em junho, prega um retiro de mês na Comunidade São Vicente, que conclui com a Missa, e passa a tarde dando direção espiritual para casados e solteiros. À noite, reza o terço com os jovens e senhoritas e lhes responde a várias dúvidas.
O Pe. André Delvaux, LC, por orientação do Diretor Territorial, faz uma visita de cortesia a Pelotas para fomentar a unidade do Movimento e desenvolver a amizade. Passa uma noite em Piratini, na residência da família Brodbeck e celebra a Missa pela manhã. Na ocasião, anuncia que Pelotas foi designada oficialmente como localidade do Movimento, e que o Pe. Santiago foi nomeado diretor local.
Em outubro, o Pe. Julio Cesar Gomes, LC, prega o retiro de três dias de silêncio, na Cascata, zona rural de Pelotas, para a renovação dos compromissos de senhores e jovens do Movimento e incorporação de três novos jovens, Thomaz Szechir Dias, Fernando Brundo e Gabriel Falcão.
Também em outubro, o Pe. Santiago vem a Pelotas para dar direção espiritual às senhoras e senhoritas, e lança novas luzes sobre o apostolado das mulheres do Movimento.






