Consagradas do Regnum Christi

 

As Consagradas do Regnum Christi são mulheres que, respondendo livremente a uma vocação divina, se consagram a Deus no estado laical pela assunção dos conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência mediante votos privados, se dedicam inteiramente ao serviço da Igreja e dos homens segundo o carisma do Regnum Christi e vivem ordinariamente a vida fraterna em comum.


Aportam ao Movimento o carisma da consagração laical, sendo sinal escatológico em meio às realidades temporais pela consagração esponsal a Cristo, o testemunho e anúncio de seu amor misericordioso a todos os homens e uma ação evangelizadora no mundo como apóstolos e mães espirituais.

As consagradas são um dos ramos da federação denominada Movimento Regnum Christi. Trata-se de uma associação de fiéis que assumem os conselhos evangélicos com vínculos sagrados.


Vivem uma consagração esponsal a Cristo, dão testemunho do amor misericordioso de Deus e empreendem ações que mais contribuem ao estabelecimento do Reino de Cristo.

As consagradas rezam, recebem formação e realizam apostolado, servindo a Igreja, as almas e o Movimento!



A experiência pessoal do amor de Cristo gera nas consagradas a urgência interior da entrega exclusiva e total a Ele, e nos leva a anunciar e fazer presente Seu Reino, conhecer as pessoas nas realidades concretas de suas vidas para se encontrarem com Ele, façam a experiência de seu amor e se tornem seus apóstolos.

Elas realizam sua missão através da oração, da entrega de suas vidas e da atividade apostólica. Servem a Igreja conforme seu estatuto de mulheres consagradas, de acordo com o carisma do Regnum Christi.

Sentem-se chamadas a ser promotoras e guardiãs da comunhão, que é o sinal e primícia do Reino.



A experiência do amor pessoal, real, apaixonado e fiel de Cristo dá plenitude a suas vidas. Colocam seu olhar no Coração de Cristo Rei, que veio estabelecer Seu Reino e revelar Seu amor misericordioso. Deixam que o amor de Cristo as penetre para que possam configurar-se com Seus sentimentos e assim associarem-se como mães espirituais em Sua obra redentora.

A vida das consagradas é animada por um espírito contemplativo que se alimenta da oração diante de Cristo na Cruz, na Eucaristia e na Palavra.



O Espírito Santo que orienta sua experiência de oração as impulsiona à entrega ardente à missão evangelizadora porque, como ocorreu a São Paulo, o amor de Cristo nos constrange (cf. 2Cor 5, 14).

Maria é sua mãe, amiga e companheira, a caminho da união íntima com Deus. É o modelo de castidade, amor conjugal e maternidade espiritual. Maria as ensina a acolher a ação de Deus em suas vidas e a lhes deixar transformar por Cristo.


Elas atuam em missões populares, em colégios e faculdades do Movimento, e na formação das seções de senhoritas. Um dos grandes apostolados levados a cabo pelas consagradas é o Instituto de Estudos Superiores sobre a Mulher, vinculado ao Ateneu Pontifício Regina Apostolorum, uma das universidades do Regnum Christi em Roma. Também dirigem e atuam no Instituto DAR, apostolado que oferece cursos destinados à formação espiritual para religiosas e consagradas de qualquer congregação e instituição católica, promovendo a identidade específica da consagração.

Em Pelotas não temos nenhuma consagrada atuando, embora a seção de senhoritas local muitas vezes esteja com elas em Porto Alegre, onde elas atendem, vindas de Curitiba.

Visitem o site oficial das Consagradas do Regnum Christi e conheçam mais sobre elas!

A Diretora Geral das Consagradas é Gloria Rodríguez Diaz, nascida em Madri, Espanha, em 18 de março de 1975. Foi membro do ECyD e da seção de senhoritas do Regnum Christi como leiga, em 1991. Formou-se em Psicologia. Consagrou-se no Movimento em 1998. Trabalhou como formadora de consagradas e em escolas mantidas pelo Regnum Christi. Como Diretora Geral de seu ramo, Gloria também é membro do Comitê Diretivo.

Divulgue no Google Plus