
Os membros do Regnum Christi oferecem a cada quinta-feira, em recordação da instituição do Santíssimo Sacramento e para acompanhar a Jesus no momento supremo de sua agonia no Getsêmani, uma hora de adoração eucarística como homenagem de fé e de amor a Cristo.
A hora eucarística é uma oportunidade de diálogo pessoal com Cristo, para conhecê-lo e amá-lo mais intimamente, para desagravar pelos próprios pecados e dos demais homens, agradecer-lhe a entrega de amor na Cruz, oferecer ao Senhor os próprios esforços em favor de Seu Reino, e pedir pelas necessidades da Igreja, da própria família, do mundo e de si mesmo.
A hora eucarística segue os passos indicados no Manual de Orações do Regnum Christi.
Há a reza do terço, leitura e reflexão de um texto do Evangelho, seguido de um bom tempo em silêncio para oração pessoal. Após, há a reza de jaculatórias e invocações previstas no manual.
Ela pode ser feita com Jesus no sacrário ou de modo mais solene, com a Exposição e Bênção do Santíssimo Sacramento.
Nesse caso, antes do terço, o Santíssimo é exposto ao canto do Ave Verum ou outro canto eucarístico.
Depois das jaculatórias e invocações, canta-se o Tantum Ergo ou outro canto eucarístico, e se dá a bênção.
Ao fim, depois dos Louvores de Desagravo, canta-se o Adoremus in Aeternum enquanto há a reposição do Santíssimo no sacrário e, caso se tenha feito as últimas orações da noite diante de Jesus Eucarístico, canta-se o Christe Rex Noster. Em caso de haver combinação da hora eucarística com as Completas da Liturgia das Horas, canta-se antes do Christe Rex Noster a antífona mariana prevista.
O Guia de Liturgia e Oração Comum dos Legionários de Cristo prescreve:

55. O canto gregoriano é o canto próprio da liturgia romana. Por isso, na Legião se busca dar-lhe um lugar relevante, aprendendo bem seu espírito e técnica para executá-lo de maneira correta e bela.
56. Devem-se conhecer as principais melodias gregorianas: partes invariáveis da Missa, sequências, hinos etc, e usá-las habitualmente nas celebrações em lastim e, quando seja oportuno, também em outras celebrações em língua vernácula.
Auxiliam-nos os livros de canto gregoriano da Igreja publicados por Solesmes, e o Liber Cantus Gregoriani, oficial do Regnum Christi.
Em Pelotas fazemos a hora eucarística mensal adorando a Cristo no sacrário e quando há a presença de um sacerdote legionário ou padre diocesano amigo do Movimento, com o rito solene da exposição, cantos gregorianos em latim, incenso, e todo o mais para estarmos unidos com o Senhor.
O rito para essa forma de hora eucarística mais solene pode ser baixado aqui.
Veja os horários de nossas horas eucarísticas no calendário de eventos.
Abaixo, fotos de uma de nossas horas eucarísticas em um retiro.





