Vida espiritual


O membro leigo do Movimento concebe a vida espiritual como o desenvolvimento progressivo da vida trinitária nele, que o leva a configurar-se com Cristo. Por isso, a vive como uma relação dinâmica de amor com Deus que se nutre nos sacramentos, na Palavra, na vida litúrgica, na oração e no exercício das virtudes teologais e morais. A vida espiritual permeia e harmoniza todos os âmbitos de sua vida.

Consciente do dom da filiação divina em Cristo recebido no batismo, o membro leigo do Movimento vive sua condição de sacerdote, profeta e rei em meio das realidades temporais, aspirando a fazer presente o Reino de Deus neste mundo para que seja um lar digno dos Filhos de Deus em que tudo contribua para dar-lhe glória.


As práticas de vida espiritual que o Movimento propõe aos membros leigos são um meio para crescer na relação de amor com Cristo.

O membro, com a ajuda de seu diretor espiritual, se introduz gradualmente na oração mental e na vivência de outras práticas recomendadas no manual de orações. Como meio privilegiado de progresso espiritual se recomenda participar anualmente de exercícios espirituais ou de um tríduo de renovação.


"Todo progresso em santidade e todo fruto no apostolado está diretamente vinculado com a graça e a ajuda de Deus. 'Se o Senhor não edifica a cidade, em vão trabalham os contrutores.' Por isso, o Movimento convida a seus membros a cultivar uma constante e cordial união com Deus, sobretudo mediante a oração, a digna recepção dos sacramentos e a vivência amorosa da vontade de Deus. Neste mesmo empenho se colocam os diversos compromissos de vida espiritual que o Regnum Christi propõe aos seus membros." (Manual do Membro do Regnum Christi, 209)


Os compromissos

Compromissos diários

• oferecimento de obras a Deus pela manhã;
• meditação ou oração mental por dez ou quinze minutos (de preferência, pela manhã);
• visita a Jesus Cristo na Eucaristia ou comunhão espiritual ou participação na Missa ou comunhão eucarística;
• saudação à Santíssima Virgem (Angelus, ou, no Tempo Pascal, Regina Coeli) ao meio-dia e às dezoito horas;
• dezena do terço, no mínimo;
• leitura e reflexão do Evangelho do dia por dez minutos, exceto quando haja homilia dentro da Missa ou se tenha hora eucarística;
• balanço do dia (exame de consciência) seguido de orações da noite (breves orações espontâneas agradecendo o dia e pedindo perdão pelas faltas reconhecidas, além de pedir graças para ser mais generoso no dia seguinte, com o Pai Nosso, a Ave Maria, e o Credo Niceno-constantinopolitano).

Compromissos frequentes

• Hora Eucarística às quintas-feiras (com as orações do Manual de Orações, terço e reflexão do Evangelho, diante do Senhor no sacrário ou exposto no ostensório - o rito para a Hora Eucarística está aqui), ou oferecimento de uma hora de trabalho em silêncio;
• leitura espiritual;
• confissão.

Compromisso mensal

• retiro de meio-dia (neste link, em espanhol, há materiais para fazer o retiro de mês mesmo sozinho quando não se tem uma equipe por perto ou não se pode ir ao retiro com os seus irmãos).

Compromisso anual

• tríduo de renovação ou exercícios espirituais, em silêncio e oração.


Links que podem ajudar

A maioria desses compromissos estão descritos, com suas orações, no Manual de Orações do Regnum Christi, cuja versão em espanhol, em PDF, pode ser baixada aqui. Temos algumas orações do Manual de Orações, em português, e outras preces e cantos gregorianos, neste link aqui no site.

Como dito, o rito para a Hora Eucarística está aqui. Bem como neste link, em espanhol, há materiais para fazer o retiro de mês. Enfim, aqui neste outro link podes baixar as novenas tradicionalmente rezadas no Movimento antes de algumas festas. 

Clique aqui para saber de nossos retiros e palestras de vida espiritual. E siga nossas notícias para se manter informado das próximas atividades espirituais. Geralmente fazemos um retiro mensal com todos os membros e aberto aos que assim desejarem. Isso é sempre informado no site nas notícias e no calendário de eventos.


Divulgue no Google Plus