
Casais do Regnum Christi de Pelotas, com seus filhos, participaram de uma missão da Família Missionária em São Lourenço do Sul, na Semana Santa de 2016, auxiliando o Pe. Darvan Hernandez da Rosa, pároco de lá. Começou tudo na Quinta-feira Santa na Ceia do Senhor e se estendeu até o Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor.
Diversas famílias católicas de Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul e Rio Grande, além das da localidade de Pelotas, foram visitar as pessoas, de casa em casa, levando o anúncio do Evangelho, o convite a um maior compromisso com a Igreja Católica, e a divulgação das atividades da Semana Santa em uma comunidade afastada da matriz. Além de participarem de atos de piedade e momentos de oração só para os missionários, que os fortaleciam na fé, das liturgias na paróquia com os demais fiéis, e de melhoraram a formação doutrinária e espiritual dos próprios filhos que lá estavam - quer pela experiência de serem missionários, quer pelas atividades catequéticas propostas para eles pela equipe coordenadora. E, claro, rever grandes amigos e fazer novos, e conviver com outras famílias, muitas delas numerosas.
A Juventude e Família Missionária é um apostolado do Regnum Christi. Em Pelotas, é coordenado pelo casal Francisco e Cris Silva. Os membros de Pelotas antes de participarem da Família Missionária, participaram, por muitos anos, quando solteiros, da Juventude Missionária. O apostolado foi fundado em outubro de 1986 na cidade de Cotija, Michoacán, no México, para atender o apelo do Papa São João Paulo II a uma nova evangelização. Voltado para jovens a partir dos 16 anos de idade e membros de famílias católicas.
O apostolado se dá através de missões, que são realizadas em cidades de todo o mundo, sendo a maior delas, as Megamissões de Páscoa, no México. Em outros países, durante a Semana Santa e em outras ocasiões, os membros do apostolado também fazem missões e megamissões. Visitamos as casas, falamos do amor de Deus que enviou Cristo para morrer na cruz por nós, rezamos, fazemos um cadastro para auxiliar o pároco, convidamos para as atividades na sede da missão (uma capela, uma igreja, uma escola). E na sede da missão, padres que vão em missões, geralmente da congregação religiosa dos Legionários de Cristo - que é parte do Regnum Christi -, atendem em confissões as pessoas visitadas, celebram Missas, pregam e dão palestras de formação (os leigos missionários também dão palestras e pregam), e podem ir até algumas casas para abençoar, rezar pelos doentes, dar uma atenção especial etc.
Podem "ir de missões", como dizemos, qualquer católico que viva a sua fé e queira transmiti-la aos demais. Não é preciso ser membro do Regnum Christi!
Abaixo, fotos da Família Brodbeck, de Rafael e Aline, membros do Regnum Christi, e seus filhos.



