O Regnum Christi fundamenta sua espiritualidade na contemplação e seguimento de Jesus Cristo, que, revelando o amor misericordioso de seu Coração desde a encarnação até o momento culminante da Cruz e Ressureição, anuncia e realiza o Reino de Deus. O chamado que Ele nos faz a compartilhar sua missão nos mostra a transcendência da vocação de cada cristão, que, como Filho de Deus em Cristo, é também enviado a evangelizar a seus irmãos os homens.
O testemunho, anúncio e crescimento do Reino de Cristo constitui o ideal que inspira e dirige ao Movimento. Seu lema “Cristo Rei nosso, venha a nós o vosso Reino!” expressa este anseio. Por isso, os membros do Regnum Christi, secundando as inspirações do Espírito Santo:1°) buscam revestir-se de Cristo em seu coração e em suas obras, para que reine em suas vidas por meio da progressiva configuração com Ele; e
2°) deixam-se penetrar e mover pelo amor de Cristo para todas as pessoas, procurando que Ele reine no coração dos homens e da sociedade.
Esta espiritualidade se expressa nos cinco amores que animam ao Regnum Christi: amor a Jesus Cristo, amor à Santíssima Virgem Maria, amor aos homens, amor à Igreja e ao Papa, e ao Regnum Christi como caminho para a vivência da própria vocação.
O espírito do Regnum Christi é contemplativo e evangelizador.
1°) Contemplativo, porque os membros do Movimento descobrem a presença e o amor de Cristo em seu próprio coração, no próximo e no mundo; buscam ser homens e mulheres de vida interior, amantes da oração, e reconhecem a primazia da ação de Deus em sua própria santificação e no apostolado.
2°) Evangelizador, porque os membros, urgidos pelo desejo de Cristo de acender o fogo do amor do Pai nos corações dos homens, vivem como discípulos missionários que procuram dar o melhor de si mesmos em sua entrega à evangelização.

Os membros do Regnum Christi, acolhendo o dom do Espírito Santo da fortaleza e aplicando-se ao exercício desta virtude, assumem o combate espiritual como parte de seu seguimento de Cristo e enfrentam sua vida com firmeza de ânimo e constância na busca do bem.
O combate espiritual é antes de tudo interior e se lavra em primeiro lugar na oração. É uma luta perseverante e confiada no Senhor, que nos livra do Maligno e vem em ajuda de nossa fraqueza.
A fortaleza se cultiva também na disciplina pessoal para o cumprimento cabal das responsabilidades assumidas, procurando a excelência tanto na formação como no trabalho.
Este mesmo espírito se expressa apostolicamente na magnanimidade e audácia confiada no desempenho da missão.
Vivida ao estilo de Jesus Cristo, homem novo, a fortaleza brota do amor e é incompatível com a preguiça, o conformismo e a mediocridade, atitudes contrárias ao espírito operoso da parábola dos talentos.A comunhão com Deus no tempo antecipa a eternidade, fazendo presente no aqui e agora o Reino dos céus. Por isso e consciente da fugacidade de sua vida, o membro do Regnum Christi aproveita o tempo como um dom recebido para aderir-se com amor ao plano salvífico do Pai e, assim, realizar em plenitude sua vocação. Confiado em Cristo Senhor da história, vive com paixão o presente, recordando com gratidão o passado e abrindo-se com esperança ao futuro.
Um pouco da nossa espiritualidade é expressada por nossas orações prescritas ou sugeridas.
Todos os membros do Movimento se encomendam à proteção materna da Santíssima Virgem Maria. Reconhecem como especiais advogados e padroeiros a São Paulo Apóstolo e a São João Evangelista.
Conheça mais sobre a vida espiritual dos leigos do Movimento aqui.

