O que fazemos em Pelotas



Os Estatutos do Movimento Regnum Christi, aprovados em 2004 pelo Papa, e que se encontram temporariamente vigentes até a votação dos novos, em 2018, nos dizem que cada membro deve ser uma “célula viva dentro do Corpo Místico de Cristo” e para isso insta a todos que “venerem com espírito de fé e com especial afeto aos Bispos” (art. 38, 3º).

Veja o que fazemos





Também os novos Estatutos, que refletem melhor nosso carisma após o período de renovação e purificação que estamos vivendo desde os lamentáveis eventos envolvendo nosso fundador, e que serão debatidos e votados em 2018 para entrega ao Papa, prevêm que os membros do Movimento “vivem sua vida cristã inseridos na respectiva Igreja particular e atuam em comunhão filial com o Bispo e em comunhão fraterna com os demais fiéis e comunidades eclesiais” (Rascunho dos Estatutos Gerais do Regnum Christi, 16, 3º)

Já estamos na Arquidiocese de Pelotas de modo formal e estável desde 1997, quando o Pe. Salvador Calderón, LC, obteve do então Bispo Diocesano, Dom. Jayme Henrique Chemello, a autorização para que desenvolvamos nosso apostolado. 
Procuramos formar os nossos membros em espiritualidade, doutrina e comprometimento com as paróquias e a Arquidiocese, sempre nos colocando em diálogo com o clero local. 

Muitos de nossos membros estão empenhados em diversas iniciativas apostólicas, levadas a cabo não necessariamente mediante obras do Movimento, mas que, por sua presença nelas, mostra que não queremos e não devemos trabalhar sozinhos. Assim, ações de evangelização e formação de universitários católicos e eventos pró-vida foram feitos, bem como a participação nas atividades oficiais arquidiocesanas e paroquiais. “O desejo e a aspiração do Regnum Christi de servir à Igreja se realiza, na prática, através da comunhão com os Bispos e os sacerdotes, e da inserção na vida das dioceses e das paróquias, oferecendo-lhes com humildade o carisma recebido como dom de Deus a serviço da nova evangelização e da atividade missionária.” (Manual do Membro do Movimento Regnum Christi, 15)


Além disso, temos diversas iniciativas de apostolado para apoiar a Igreja local. Com isso, queremos ser fiéis ao que nos propõe o Rascunho dos Estatutos Gerais do Regnum Christi: “buscam participar na vida paroquial e diocesana aportando à Igreja local o carisma do Regnum Christi” (art. 58, 5º). Assim, no momento, temos em nossa localidade do Movimento: Juventude e Família Missionária, Virgem Peregrina da Família (difundindo uma devoção muito cara à Arquidiocese de Pelotas, em que grupos de dez casas recebem a visita da capelinha de Nossa Senhora de Guadalupe, rezam o terço, crescem no amor a Deus e a Maria), formação doutrinária, o programa Recém Casados, palestras de formação para a feminilidade, e apoio às paróquias e grupos da Arquidiocese.

“Os membros do Movimento enxertam-se na vida da Igreja particular a que pertencem, reconhecendo nela uma realização da Igreja universal, e de maneira especial cooperam ativamente na vida paroquial, participando de suas celebrações, especialmente na Missa dominical e celebrações de preceito; apoiando generosamente aos párocos em seus projetos e necessidades; e pondo todo seu empenho e iniciativa apostólica a serviço da Igreja local, de acordo com as diretrizes do Bispo e do pároco.” (Manual do Membro do Movimento Regnum Christi, 83)

Divulgue no Google Plus