
Os Estatutos do Movimento Regnum Christi, aprovados em 2004 pelo Papa, e que se encontram temporariamente vigentes até a votação dos novos, em 2018, nos dizem que cada membro deve ser uma “célula viva dentro do Corpo Místico de Cristo” e para isso insta a todos que “venerem com espírito de fé e com especial afeto aos Bispos” (art. 38, 3º).
Veja o que fazemos
Veja o que fazemos
- Calendário de eventos
- Reuniões, palestras, retiros etc
- Hora eucarística
- Juventude e Família Missionária
- Virgem Peregrina da Família
- Programas de formação doutrinária
- Recém Casados
- Café com Doutrina
- Chá do Reino
- Holy Happy Hour
- Cine-fórum
- Formação para a feminilidade
- Apoio às paróquias e grupos da Arquidiocese
Também os novos Estatutos, que refletem melhor nosso carisma após o período de renovação e purificação que estamos vivendo desde os lamentáveis eventos envolvendo nosso fundador, e que serão debatidos e votados em 2018 para entrega ao Papa, prevêm que os membros do Movimento “vivem sua vida cristã inseridos na respectiva Igreja particular e atuam em comunhão filial com o Bispo e em comunhão fraterna com os demais fiéis e comunidades eclesiais” (Rascunho dos Estatutos Gerais do Regnum Christi, 16, 3º)
Já estamos na Arquidiocese de Pelotas de modo formal e estável desde 1997, quando o Pe. Salvador Calderón, LC, obteve do então Bispo Diocesano, Dom. Jayme Henrique Chemello, a autorização para que desenvolvamos nosso apostolado.
Procuramos formar os nossos membros em espiritualidade, doutrina e comprometimento com as paróquias e a Arquidiocese, sempre nos colocando em diálogo com o clero local.
Muitos de nossos membros estão empenhados em diversas iniciativas apostólicas, levadas a cabo não necessariamente mediante obras do Movimento, mas que, por sua presença nelas, mostra que não queremos e não devemos trabalhar sozinhos. Assim, ações de evangelização e formação de universitários católicos e eventos pró-vida foram feitos, bem como a participação nas atividades oficiais arquidiocesanas e paroquiais. “O desejo e a aspiração do Regnum Christi de servir à Igreja se realiza, na prática, através da comunhão com os Bispos e os sacerdotes, e da inserção na vida das dioceses e das paróquias, oferecendo-lhes com humildade o carisma recebido como dom de Deus a serviço da nova evangelização e da atividade missionária.” (Manual do Membro do Movimento Regnum Christi, 15)
Temos nossas atividades internas: reuniões semanais de cada equipe, retiros mensais de meio dia, horas eucarísticas mensais, círculos de estudos mensais, visitas bimestrais do nosso coordenador local de apostolado vindo de São Paulo para celebrar Missa e dar direção espiritual. Exceto as reuniões de equipe, todas são atividades abertas à comunidade.
Além disso, temos diversas iniciativas de apostolado para apoiar a Igreja local. Com isso, queremos ser fiéis ao que nos propõe o Rascunho dos Estatutos Gerais do Regnum Christi: “buscam participar na vida paroquial e diocesana aportando à Igreja local o carisma do Regnum Christi” (art. 58, 5º). Assim, no momento, temos em nossa localidade do Movimento: Juventude e Família Missionária, Virgem Peregrina da Família (difundindo uma devoção muito cara à Arquidiocese de Pelotas, em que grupos de dez casas recebem a visita da capelinha de Nossa Senhora de Guadalupe, rezam o terço, crescem no amor a Deus e a Maria), formação doutrinária, o programa Recém Casados, palestras de formação para a feminilidade, e apoio às paróquias e grupos da Arquidiocese.
“Os membros do Movimento enxertam-se na vida da Igreja particular a que pertencem, reconhecendo nela uma realização da Igreja universal, e de maneira especial cooperam ativamente na vida paroquial, participando de suas celebrações, especialmente na Missa dominical e celebrações de preceito; apoiando generosamente aos párocos em seus projetos e necessidades; e pondo todo seu empenho e iniciativa apostólica a serviço da Igreja local, de acordo com as diretrizes do Bispo e do pároco.” (Manual do Membro do Movimento Regnum Christi, 83)



